terça-feira, 5 de julho de 2016

“O Seminarista” – Bernardo Guimarães

“O Seminarista” – Bernardo Guimarães



Resenha Livro 228 - “O Seminarista” – Bernardo Guimarães – Ed. Ática – Série Bom Livro
                
O escritor Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em 1825 na cidade de Ouro Preto – MG. Em 1847 matricula-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo. Na Academia de Direito torna-se amigo do poeta romântico Álvares de Azevedo e com ele participa de uma “Sociedade Epicureia” que pretendia instalar em terras paulistanas uma associação boêmia ao estilo byorinista tal qual o poeta autor de “Lira dos Vinte Anos” bem retrata em “Noite na Taverna”.

Posteriormente, Bernardo Guimarães irá dedicar-se à magistratura na cidade de Catalão em Goiás e ao trabalho literário.

Seu romance mais conhecido pelo público é provavelmente “A Escrava Isaura”. Escrito em 1875, em pleno contexto de campanha abolicionista pelo Brasil, tal história foi na época um sucesso de público e mais recentemente objeto de telenovela. Ponderamos que a protagonista, a escrava Isaura, era uma bela e educada moça branca, um fato insólito e raríssimo e que certamente remete ao estilo romântico da obra: seu público leitor é em grande parte composto por mulheres das camadas da alta sociedade que, por outro lado, poderiam se compadecer com a sorte da protagonista e problematizar nestes termos a escravidão vigente.

“O Seminarista” (1872) igualmente se situa no âmbito do romantismo. Tal corrente literária se diferencia em três grandes fases, sendo necessário perquirir em qual delas se situa a história de amor envolvendo o seminarista Eugênio e a bela Margarida. Não se situa tal obra dentre os romances e peças literárias da 1ª fase do romantismo, marcada pelo indianismo, pelo nacionalismo, que não se dá por uma autonomia formal e criativa (uma conquista do modernismo de 1922), mas pela temática quanto às belezas naturais e as riquezas geográficas do Brasil; e especificamente, o papel do índio, que se situa dentro de uma concepção de Bom Selvagem, o que se observa por exemplo em “Iracema” de José de Alencar.

O que podemos apontar com alguma segurança é que “O Seminarista” possui elementos tanto da 2ª fase quanto da 3ª fase do romantismo. Desde a segunda fase do romantismo, há de se observar um certo bucolismo presente na descrição paisagística da fazenda do Sr. Antunes, pai do seminarista Eugênio: quando o filho retorna da clausura do seminário em direção à casa dos genitores, há uma profusão de sentimentos conflituosos, culpa e desejo, sempre sendo bastante perceptível a maior liberdade e beleza propiciada pela vida no campo. O final trágico relacionado a uma história de amor impossível também remete ao byronismo: a morte de uma personagem e a loucura de seu par. A existência dos versos de Eugênio para Margarida, a descrição rica de paisagens e a própria forma estilística também são elementos que denotam o estilo romântico em sua fase aqui analisada:

“Eugênio estorcia-se em febril agitação, e quase delirava. A paixão, que julgava já não ser mais que uma triste recordação, uma dolorosa desilusão do passado, não se tinha extinguido debaixo das vestes sagradas do sacerdote. Era essa paixão como o arbusto, que a geada despojou das folhas, e mirrou-lhe os galhos, e parece estar morto para sempre, entanto, que o tronco e a raiz, cheios de seiva e vitalidade estão prontos a germinar como novo viço e galhardia ao primeiro bafejo da primavera.

Ou antes era como a fogueira, cujas chamas uma chuva glacial havia apagado, ficando intactos todos os materiais, que já secos e quase calcinados, esperam apenas o contato de uma centelha para de novo se inflamarem com fúria irresistível”.

Ademais, é possível constatar elementos da 3ª Geração do Romantismo em “O Seminarista”. Tal fase diz respeito a um momento de transição entre o romantismo e o realismo literário – maior ênfase para histórias com contextos urbanos com algumas considerações sociais que seriam desdobrados no realismo em crítica de costumes. Castro Alves é provavelmente o principal expoente da chamada geração Condoreira e os temas candentes deste momento da literatura nacional é o abolicionismo, o realismo literário e a negação do amor platônico.

As temáticas que perpassam “O Seminarista” são o problema da educação enclausurada nos seminários, a crítica ao celibato, o problema da ausência da vocação religiosa de meninos que tencionam ordenar-se em função da pressão de terceiros. O autor não é indiferente às questões do seu tempo e aqui a obra remete de certa maneira à crítica:

“A educação claustral é triste em si e em suas consequências: o regime monacal, que se observa nos seminários, é mais próprio para formar ursos do que homens sociais. Dir-se-ia que o devotismo austero, a que vivem sujeitos os educandos, abafa e comprime com suas asas lôbregas e geladas naquelas almas tenras todas as manifestações espontâneas do espírito, todos os vôos da imaginação, todas as expansões afetuosas do coração.

O rapaz que sai de um seminário depois de ter estado ali alguns anos, faz na sociedade a figura de um idiota. Desazado, tolhido e desconfiado, por mais inteligente e instruído que seja, não sabe dizer duas palavras com acerto e discrição, e muito menos com graça e afabilidade. E se acaso o moço é tímido e acanhado por natureza, acontece muitas vezes ficar perdido para sempre”.

O enredo de “O Seminarismo” é relativamente simples. Eugênio é filho do Capitão Antunes, um rico proprietário de terras da vila de Tamanduá em Minas Gerais. Desde tenra idade, o menino mostra e por vida adulta mostrará ser pessoa sensível, incapaz de confrontar e contrariar ora seus pais ora seus professores no seminário, sempre resignado e plasmando em suas cogitações a culpa e a fé em razão de sua fraqueza e covardia. Todavia, Eugênio teve uma infância bastante feliz em companhia de Margarida, filha de Umbelina, uma pobre senhora que vivia como agregada  nas terras do capitão Antunes. Eugênio passava a maior parte do dia na casa da pobre Umbelina, o que, a partir de uma certa idade, começou a criar apreensões aos seus pais. Foi assim, aos 12 anos, enviado ao Seminário, fato que desde logo causou-lhe profundo sofrimento.

Um fato importante ocorrido ainda na infância de Eugênio e Margarida e que perpassa a obra: a certa feita em que as duas crianças ainda muito novas brincavam, uma enorme cobra avança e se enrola pelo corpo de Margarida. A pequena menina não entende o enorme risco da situação, apenas ri do fato. Quando Sra. Umbelina e Sra. Antunes abasbacadas contemplam a cena, não sabem como reagir: qualquer movimento poderia culminar numa picada fatal da cobra. Todavia, o réptil simplesmente abandona o corpo da criança sem fazer qualquer mal. Tal episódio seria interpretado pela mãe de Eugênio e pelos padres do seminário como um sinal de que a pequena Margarida, tal qual a cobra no Éden, significa um desvio diabólico de Eugênio de seu divino caminho em direção à ordenação. Mesmo o Padre Jerônimo fez menção em palestra aos seminaristas:

“Para dar maior realce ao painel, traçou com a mão de mestre uma viva pintura de sedução de Eva tentada pela serpente no paraíso.

- A concupiscência – dizia ele – é a serpente, que destila dos lábios enganosos o veneno que nos dá a morte à alma e nos faz perder para sempre as delícias da celeste Jerusalém. Feliz aquele que, como a virgem mártir cujas virtudes hoje a igreja comemora, pode esmagar aos pés a cabeça da serpente maldita, e exclamar triunfante, enquanto ela se estorce moribunda no chão – ‘Afasta-te Satanás”

Como escritor romântico e ainda redator folhetinesco, podemos deduzir que o amor entre Eugênio e Margarida prevalecerá sobre o ascetismo religioso, culminando num final trágico. A leitura do romance importa-nos como fonte de informações sobre costumes da época, desde os hábitos escolares dos seminaristas, a rigorosa supervisão de condutas a que estavam submetidos os jovens pelos padres, o rígido pátrio poder sobre os filhos. E em especial os  possíveis desdobramentos envolvendo uma alma dividida entre as exigências do celibato, bem como toda a apropriação das normas da fé, e o amor e desejo pela mulher.    
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário