sábado, 30 de maio de 2015

“Ressurreição” – Machado de Assis

“Ressurreição” – Machado de Assis 



Resenha Livro 173 – “Ressurreição” – Machado de Assis – Editora Globo

Estamos diante do primeiro romance publicado por Machado de Assis, lançado em 1872, contando com as características formais da fase romântica do autor, anterior, portanto, ao período realista inaugurado com Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Isso implica num tom folhetinesco da narrativa; na concepção do amor não enquanto convenção social relacionada a interesses mesquinhos ou mesmo pecuniários (realismo) mas como objeto da felicidade das personagens (romantismo); num certo moralismo em contraponto à crítica social realista; e na valorização do sentimento em detrimento da razão, o que em “Ressurreição” está bastante explícito na trajetória da personagem principal, o médico Dr. Félix. 

Certamente, nas obras de maturidade de Machado de Assis pode-se dizer que desde lá extraímos os clássicos de sua produção literária: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”(1881), “Dom Casmurro”(1899) ou “Quincas Borbas”(1891) são romances especiais por aprofundarem a análise psicológica das personagem num nível em que os escritos do séc. XIX surgem ao leitor do séc. XX com plena força, além de sacadas filosóficas (recheadas eventualmente com humor) a partir das quais se extrai a feição clássicas das obras de Machado de Assis – trata-se de textos que sensibilizam e tocam-nos ainda hoje, possuem em certo sentido atualidade e abrangem temas universais, requisitos para se poder classificá-los como “Clássicos Universais”. 

Todavia, entendemos que as obras românticas de Machado de Assis têm sido negligenciadas nos currículos escolares e nas bancas dos vestibulares e devem ser conhecidas, superando-se certa ideia de que seria obras “menores” em relação à produção literária realista. Aliás, alguns dos traços característicos do estilo de Machado “maduro” como o diálogo direto com o leitor ou as análises psicológicas já estão presentes em seu primeiro romance. É o caso do protagonista Dr. Felix, um médico que inicialmente tem uma percepção cética com relação ao amor, sempre observando que suas relações afetivas têm duração de 6 meses, quando então naturalmente se dissolve e se rompe. 

“- Eu te digo, respondeu Félix; os meus amores são todos semestrais; duram mais que as rosas, duram duas estações. Para o meu coração um ano é uma eternidade. Não há ternura que vá além de seis meses; ao cabo desse tempo, o amor prepara  as malas  e deixa  o coração  como um viajante deixa o hotel, entra depois o aborrecimento – mau hóspede”.   

Em certo sentido, o personagem Félix antecipa a perspectiva do realismo, sendo um grande cético e mesmo mangando de seus colegas sentimentais. Diz Dr. Felix ao seu colega Meneses, desiludido no amor: 

“Só muito tarde te convencerás de que viver não é obedecer às paixões, mas aborrecê-las ou sufocá-las. Os Maricas, como tu, choram; os homens, esses ou não sentem ou abafam o que sentem”.  

A grande diferença é que estamos na fase romântica de Machado de Assis o que irá engendrar um triste fim ao protagonista – que efetivamente irá conhecer o amor mas não se entregar inteiramente ao sentimento amoroso por uma espécie de covardia de espírito cumulado ao ciúmes doentio. 

Ainda assim, o leitor tem diante de si elementos da análise psicológica do protagonista de molde a identificar as origens de seu ceticismo quanto à realização amorosa: 

“- Não me caíram as ilusões como folhas secas que um débil sopro desprega e leva, foram-me  arrancadas no pleno vigor da vegetação. Não me deixaram essas doces recordações que são para as almas enfermas como que uma aura de vitalidade. Meu espírito ficou árido e seco. Invadiu-me então uma cruel misantropia, a princípio irritada e violenta, depois melancólica e resignada. Calejou-se-me a alma a pouco e pouco, e o meu coração literalmente morreu”. 

Talvez o que poderíamos apontar como o elemento mais ausente neste e em outros romances da fase romântica de Machado de Assis é sua mordaz crítica social que se combina com a ironia e o humor, elementos ausentes no contexto do romance romântico. 

Em contrapartida há elementos descritivos de relações sociais, jantares, convenções sociais, participação do trabalho escravo no âmbito doméstico e demais descrições da cultura e sociedade fluminense burguesa no âmbito do segundo reinado que são fontes históricas preciosas para se ter mais conhecimentos da história social e cultural do Brasil do séc. XIX.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário